domingo, 5 de fevereiro de 2017

Fronteiras contestadas

 Parte do limite do RS com o Uruguai ainda existem territórios contestados, acreditem. O primeiro território contestado fica em uma ilha junto ao Rio Uruguai em Barra do Quaraí. O nome da Ilha é Ilha Brasileira. Nos mapas do RS constam como essa ilha sendo pertencente ao Brasil , município de Barra do Quaraí. Nos mapas Uruguaios é fronteira contestada. No Google Maps notem um pontilhado e no Google Earth notem um tracejado vermelho. Esses mesmos tracejados aparecem na Cisjordânia e Faixa de Gaza , por exemplo.
A segunda área contestada é bem maior . No Google Maps e Earth também há os tracejados. O local fica a sudoeste do centro de Santana do Livramento, é em forma de aproximadamente um triângulo . Nos mapas do Brasil e de Livramento consta como sendo do Brasil e pertencente do Município de Santana do Livramento e os mapas Uruguaios certas vezes aparece como fronteira contestada . Bem na ponta do Triângulo está Vila Albornoz que é a poucos metros da Vila Masoller, no Uruguai. A Vila Albornoz está a 80 km do centro de Livramento e o acesso é péssimo e demora até horas para se chegar a sede do Município de Santana do Livramento. Todos desse local praticamente usam todos os serviços de Masoller. Em  Masoller também há estradas asfaltadas e inclusive uma Ruta que passa ao lado. 


Abaixo, temos 4 imagens das fronteiras contestadas. As duas primeiras se refere ao Triângulo a sudoeste de Santana do Livramento. O nome da região dentro do triângulo se chama "Rincón de Artigas / Rincão de Artigas. " Já a terceira e quarta imagens se referem a "Ilha Brasileira". 














A seguir segue o link de algumas reportagens tratando do tema.

* http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2012/10/gauchos-habitam-territorio-de-disputa-entre-brasil-e-uruguai-3907850.html

* http://piaui.folha.uol.com.br/materia/brasil-ou-algo-assim/

* https://www.youtube.com/watch?v=S-3DFxPWxqg







Nenhum comentário:

Postar um comentário