domingo, 24 de junho de 2018

Convergência e divergência entre placas tectônicas

Mapa das placas tectônicas 






Convergência entre duas placas tectônicas é quando duas placas se chocam e divergência é quando duas placas se afastam. 
Abaixo seguem as 5 consequências de convergência e divergência entre duas placas tectônicas. 3 consequências são de convergência e duas são de divergência. 






 - No Himalaia não há vulcões. Por que ? Porque no caso comentado na terceira figura não forma a zona de subducção. A zona de subducção, como o próprio nome diz , é formada pelo processo de  subducção, no qual  uma placa desliza para debaixo da outra. No caso da colisão da placa Indo-Australiana com a Eurasiana não ocorre a subducção, pois a colisão ocorre de maneira diferenciada como comentado na terceira figura. Com isso, a placa Indo Australiana não desliza para debaixo da Eurasiana, logo  a subducção não ocorre, consequentemente não há zona de subducção, logo não há vulcões no Himalaia.

- Na Islândia há um exemplo que pode ilustrar a quinta figura. Ou seja afastamento de duas placas em continente. No caso entre as placas Norte Americana e Eurasiana.

- No estado da Califórnia há um processo diferencial, que não é retratado em nenhuma dessas cinco figuras. Observem a região na fronteira entre a placa Norte Americana e a Placa do Pacífico. Naquela região vemos a placa do Pacífico indo para o norte e a Norte Americana para o Sul. Temos, então um deslocamento lateral entre as placas na altura do estado da Califórnia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário